terça-feira, 20 de outubro de 2009

EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS - EJA - DIREITO DOS CIDADAOS

Em pleno século XXI ainda percebe-se que a Educação de Jovens e Adultos, não vem tendo total atenção, e há necessidade de materiais didáticos adequados e profissionais qualificados e comprometidos com o processo educativo. A EJA foi marcada por campanhas emergenciais e assistencionalistas, onde neste sentido, qualquer pessoa de “boa vontade” poderia se tornar um alfabetizador. É necessário que se compreenda que a educação é um processo que exige tempo, maturação e uma série de conhecimentos.
É de suma importância que os programas ou campanhas, para a Educação de Jovens e Adultos, não visa apenas diminuir a taxa de analfabetismo e sim contribuir na construção do conhecimento de maneira contínua.
Por outro lado à configuração da EJA como um campo específico de responsabilidade pública do Estado, é de tal maneira, uma das frentes do presente momento. Na qual percebemos que as universidades em suas funções de ensino, pequisa e extensão se voltam para a educação de jovens e adultos, contribuindo assim na configuração da EJA, já que a mesma além de se constituir como um campo de pesquisa e de formação, vem encontrando condições favoráveis para se configurar como um campo específico de polítcas públicas, de formação de educadores de produção teórica e de intervenções pedagógicas.
Neste sentido faz-se necessário que acabe com a visão reducionista que á décadas os alunos da EJA foram vistos e percebidos como se fossem pessoas incapazes e desinteressados e até mesmos marginais, assim como devemos perceber e reconhecer as pessoas da EJA não como vítimas, mais isso só mudará quando haver politcas públicas e for relacionada no campo de direitos e deveres públicos, para isso a EJA necessita de um campo concretizado e não tão aberto e indefinido.
Deve-se valorizar a Educação de Jovens e Adultos em todas as especificidades, levando em conta o educando, em que o professor deve compreender que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”(PAULO FREIRE, 1996, p.47) com base nisto devemos conhecer e construir caminhos para o desenvolvimento da aprendizagem de jovens e adultos.

Um comentário:

  1. a educaçao de jovens e adultos precisa de politicas publicas comprometidas com a açao educativa.

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